PATRULHA AÉREA CIVIL DE MINAS GERAIS

 O QUE É A PAC

Origem
      A Patrulha Aérea Civil é originária dos Estados Unidos da América do Norte (Civil Air Patrol — USA), tendo sido criada no ano de 1941, durante a Segunda Guerra mundial. Colaborou com o Governo na vigilância das fronteiras, do espaço aéreo,    segurança interna etc., conservando, sempre, sua fidelidade aos seus objetivos patrióticos e humanitários.  Ainda hoje, mantém um forte apego ao serviço voluntário, destacando-se em busca, salvamento e resgate em terra, mar e ar. Estáem franca atividade e, fiel à sua origem, pronta a cumprir missões de pesquisas e outras várias atividades superiores determinadas por órgãos governamentais. Dentre suas constantes atividades próprias, destaca-se a organização da EIA Airventure Oshkosh, a maior exposição aérea anual do mundo que atrai mais de 700.000 entusiastas da aviação de mais de 80 países a cada ano.
WhatsApp Image 2022-11-26 at 17.51.09 (1)

 

PAC BRASIL

    Pelo meado da década de 1950, militares da nossa Aeronáutica, e integrantes da Patrulha Aérea Civil da América do Norte, visitavam-se para trocarem conhecimentos em proveitosa e harmoniosa parceria. Em 1959, dando continuidade àquele intercâmbio, o Major Brigadeiro do Ar ALFREDO GONÇALVES CORREIA e o Coronel Aviador ANTÔNIO DA COSTA FARIA, ao regressarem ao Brasil, entusiasmados com o que lá apreenderam e conhecedores da carência de Aeroclubes no Brasil para a formação de pilotos e outras necessidades envolvendo o espaço aéreo, resolveram criar aqui uma entidade similar. Com a autorização e apoio do então Ministro da Aeronáutica, o Senhor Brigadeiro do Ar FRANCISCO DE ASSIS CORREIA DE MELO, fundaram, em 16 de abril de 1959, a PATRULHA AÉREA CIVIL DO BRASIL, tendo o seu primeiro ESTATUTO publicado no Diário Oficial da União em 10 de julho de 1959, Seção 1 — Parte 1; sediada na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde cresceu e vem atuando em todo o Estado, prestando relevantes serviços a seus habitantes, destacando-se em emergências por deslizamentos causados, quase todos os anos, por intensas chuvas. Seguiu-se a expansão da PATRULHA AÉREA CIVIL por vários Estados brasileiros

 

PAC-MG

   Logo em seguida, em julho de 1959,nascia a PATRULHA AÉREA CIVIL DE MINAS GERAIS, tendo como fundador e seu primeiro omandante o Tenente R2. EB, Sr. RUY DE MORAES. Criou-se um grupamento pujante, com a primeira Turma de Patrulheiros, formada em 17 de janeiro de 1960, recebendo os CERTIFICADOS em solenidade realizada no então Parque de Aeronáutica de Lagoa Santa, com a presença de familiares e autoridades civis e militares. Constituiu-se em grupamentos coesos e bem treinados, tendo prestado serviços em várias oportunidades, dentro e fora do Estado; citase, como significativo exemplo, a valiosa ajuda quando do rompimento da Barragem de Orós, no Ceará, em 22/03/1960, com arrecadação e envio de alimentos para aquela região. Foi uma época de grande atuação da PAC-MG.Devido a várias ondulações por que passou o País, a PAC-MG experimentou um período de inatividade. Abre-se, aqui, um parêntese, para homenagear um entusiasta da aviação, o Sr.Marcílio de Oliveira Martins, que no ano de 1985 foi à Miami, Estados Unidos, para brevetarse no curso de formação de piloto comercial,onde teve como Instrutor de voo um piloto daCivil Air Patrol. Esta Entidade também organiza, anualmente a maior exposição de aeronaves, constituindo-se no maior show aéreo do mundo. De regresso ao Brasil iniciou, sua carreira de piloto profissional. Hoje, pilota aeronaves do porte do Boing 727–200. Em 2017, conheceu no Rio de Janeiro o então Comandante Nacional da PAC, Cel PAC Arthur de Araújo Nascimento, e dele recebeu o credenciamento para criar em Minas Gerais uma PAC, ora arquivado, o fez sem saber que, de fato, estava a reerguer a já existente. Registra-se, a ele, por meritório, o agradecimento de todos os que hoje integram esta Instituição. Fecha-se aqui o parêntese. Tendo o País voltado à normalidade e com a PAC-MG contando com um novo grupo de Patrulheiros formados, marcou presença em BRUMADINHO quando do rompimento da barragem da VALE, e na cidade de Sabará, atendendo o chamado do Sr. Prefeito, por motivo das enchentes no ano de 2020. Logo após, por imposição de suas escalas de voo e seu baseamento no norte do Brasil, o Comandante Cel PAC Marcílio viu-se forçado a prolongadas ausências da PAC. Reconhecendo essa inconveniência e sensível aos interesses da Instituição, dois veteranos de 1959 foram convidados a assumirem o Comando e o fizeram com a seriedade devida, tirando a PAC-MG da informalidade e dando-lhe Personalidade Jurídica, com Estatuto Registrado no RCPJBH, sob nº 144431 e o CNPJ nº43.142,441/0001–30. É uma Entidade Civil, sem fins lucrativos e composta por VOLUNTÁRIOS, opera com esteio na Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002 e da Lei nº 9.608 de 18 de fevereiro de 1998. Tem sede administrativa à Rua Carapuça nº 535, Bairro Esplanada, CEP 30.280–030, Belo Horizonte — MG e Base Operacional no Aeroclube de Minas Gerais, Aeroporto Carlos Prates, Rua Ocidente nº100, Bairro Pe. Eustáquio, Belo Horizonte — MG.
 
WhatsApp-Image-2022-11-26-at-17.51.10

Formatura dos CBs da PAC 2022, convidado o PRIOR Muryllo